Mentoring

"O caminho para cima e o caminho para baixo são um único caminho."   Heráclito

Heráclito, filósofo pré-socrático é considerado por muitos como o pai da dialética. Partindo do princípio de que tudo é movimento, e que nada pode permanecer estático, intrigou ao afirmar que "tudo se move", exceto o próprio movimento. Na sua linha de reciocínio, a mudança que acontece em todas as coisas é sempre uma alternância entre contrários. Considerou que os opostos coincidem da mesma forma que o princípio e o fim, em um círculo; ou a descida e a subida, em um caminho, pois o mesmo caminho que é de descida, também é de subida.

Organizações que necessitam empreender um ritmo mais forte do que aquele que seus executivos de marketing conseguem por si só estabelecer, devem buscar apoio especializado.

E é assim que cresce a intensidade e a frequência com que as empresas dinâmicas buscam pelo “Mentor”.

Essa figura que já foi considerada singular, hoje passou a ser procurada e muitas vezes entendida como indispensável por empresas:

• Que desejam acelerar a carreira de jovens e promissores executivos;

• Que querem formar sucessores em empresas familiares; e

• Consideradas organizações enxutas, nas quais os gestores, seja por se envolverem no cotidiano operacional, ou por falta de domínio das ferramentas de gestão, deixam de pensar estrategicamente.

O foco está no desenvolvimento da pessoa, ordenando a sua dinâmica mental, com a finalidade de despertar o potencial latente.