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Reinaldo Martinazzo

Os pilares da transformação digital.

A evolução de um estágio para outro baseado simplesmente em números (“1.0” – “4.0”) tem levado muitas organizações a uma disputa insana na tentativa de dar saltos que mostram uma melhoria aparente. É o auto engodo que não passa de um auto acariciamento do ego sem, no entanto, trazer resultados práticos.

Evoluir é legítimo e necessário, sem o que, a simples permanência no mercado pode estar sendo comprometida. Mas existem etapas que demandam planejamento e envolvimento na sua operacionalização, pois como a sequência sugere, são etapas. E em cada estágio a organização deve efetivamente estar melhor em todos os sentidos.

A transformação digital está fortemente associada ao processo de integração das tecnologias em todos os aspectos de uma organização para impulsionar mudanças significativas nos modelos de negócios, operações, processos e experiências do cliente. Essa transformação visa melhorar a eficiências e agilidade, a inovação e a competitividade da empresa no ambiente digital em constante evolução, cujos passos,  passamos a descrever a partir do analógico:

  1. Compreensão da necessidade de transformação: a primeira etapa é reconhecer a necessidade e a importância da transformação digital para a organização. Isso envolve uma avaliação cuidadosa do ambiente de negócios, das tendências tecnológicas e das expectativas dos clientes, e uma compreensão das oportunidades e desafios associados à digitalização;
  2. Definição de Objetivos e Estratégia Digital: a organização deve estabelecer objetivos e uma estratégia abrangente para sua transformação digital, isso inclui identificar áreas prioritárias para digitalização, definir metas mensuráveis e desenvolver um plano de ação para alcançar tais objetivos;
  3. Criação de uma Cultura de Inovação: uma cultura organizacional que valorize a inovação e a experimentação é essencial para o sucesso da transformação digital. Isso requer o envolvimento e o apoio ativo da liderança, a promoção da colaboração e do aprendizado contínuo, além da criação de um ambiente que encoraje a tomada de riscos calculados;
  4. Investimento em Tecnologia e Infraestrutura Digital: a organização deve investir em tecnologias e infraestrutura digital que suportem sua estratégia de transformação. Isso pode incluir a implementação de sistemas de gerenciamento de dados, plataformas de computação em nuvem, ferramentas de análise de dados, e automação de processos, entre outras soluções digitais;
  5. Digitalização de Processos e Operações: a digitalização de processos e operações é fundamental para aumentar a eficiência e a produtividade da organização. Isso pode envolver a automação de tarefas manuais e a integração de sistemas e fluxos de trabalhos digitais, que contemplem a adoção de práticas ágeis e recorrentes;
  6. Melhoria da Experiência do Cliente: a transformação digital deve se concentrar em melhorar a experiência do cliente em todos os pontos de contato com a organização, o que inclui a criação de interfaces digitais intuitivas e personalizadas, a oferta de serviços online convenientes e acessíveis, além do uso de análise de dados para entender e atender às necessidades dos clientes;
  7. Desenvolvimento de Talentos Digitais: a organização deve investir no desenvolvimento de habilidades digitais em sua força de trabalho para garantir que os funcionários tenham as competências necessárias para ter sucesso na era digital. Isso pode envolver a formação em tecnologias digitais, pensamento crítico, resolução de problemas e colaboração; e
  8. Avaliação e Ajuste Contínuo: a transformação digital é um processo contínuo e dinâmico que requer monitoramento, avaliação e ajustes regulares. A organização deve estar preparada para adaptar sua estratégia e abordagem à medida que novas tecnologias e mudanças no ambiente de negócios surgirem.

Ao seguir esses passos e ao se comprometer com uma abordagem estratégia e orientada para o cliente, as organizações podem realizar uma transformação bem sucedida que as posicione para o sucesso no mundo em constante evolução.

O modelo de negócios pode contribuir de forma decisiva para que a organização faça a melhor escolha para o momento que vive. Isso quer dizer que ter uma presença digital mínima, mas consistente, pode sim representar uma alternativa adequada. Isso dará tempo para adequar talentos, capitalizar recursos, analisar o mercado e readequar a cultura organizacional para um salto qualitativo consistente.

A consciência de que os processos, operações e modelo de negócios podem ser modernizados por meio da adoção e integração de tecnologias digitais em todas as áreas de sua atividade, se constitui no primeiro e definitivo passo para percorrer o caminho das mudanças. E uma vez tendo consciência de que nem sempre é possível simplesmente transportar do analógico para o digital, a organização terá que passar por momentos de inflexão que contempla obrigatoriamente os seguintes pontos:

  • Reavaliar o planejamento;
  • Ajustar a cultura com vistas a inovação – este com certeza um dos pontos mais críticos;
  • Envolver e engajar a liderança para o processo de transformação digital;
  • Investir em tecnologia;
  • Integração de processos e sistemas;
  • Melhoria contínua; e
  • Garantir segurança e conformidade.

Seguindo tais passos e adotando uma abordagem estratégica abrangente, com olhos abertos para a transformação digital, uma empresa pode rapidamente evoluir para um estágio de organização ágil, competitiva e preparada para enfrentar os desafios que o mercado moderno impõe, destacando-se dos concorrentes.

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