Você já se perguntou se as estratégias adotadas pela sua empresa realmente trazem os resultados e crescimento esperados? Muitas empresas confundem marketing com propaganda, o que pode limitar o alcance das ações e, consequentemente, os resultados.
Durante anos, as agências de publicidade dominaram o mercado, criando campanhas criativas e negociando espaço em diferentes mídias. Esse trabalho é importante, mas publicidade é apenas uma parte do marketing. Afinal, marketing é muito mais que propaganda.
Qual a diferença?
Publicidade é sobre campanhas criativas que captam a atenção e convencem o público.
Marketing é estratégico, guiando decisões desde a pesquisa de mercado até o desenvolvimento de produtos, precificação e fidelização de clientes.
Usando uma figura de linguagem comparativa podemos afirmar que a publicidade é como um avião da esquadrilha da fumaça (performático e encantador), enquanto o marketing é como um jato de caça: veloz, estratégico e preparado para atingir o alvo com precisão.
Por que só propaganda não basta?
A melhor das propagandas acaba não fazendo sentido se não estiver a serviço de uma estratégia de Marketing. E para piorar esta situação, muitas empresas estão focando apenas no digital, acreditando que isso resolve tudo. Acontece que limitar a estratégia a uma “bolha digital” pode acabar custando caro. Uma estratégia de marketing bem elaborada combina canais digitais e offline, conecta equipes internas e entrega valor ao cliente de maneira sustentável.
Nós da Vitória Marketing, acreditamos no Marketing Integrado, que vai além de ferramentas e campanhas isoladas. Mas a nossa real expertise é o Marketing Holístico, que alinha todos os setores da empresa na busca de sinergia para criar experiências únicas.
O Marketing Integrado, conforme Kotler, refere-se à coordenação e integração das diversas ferramentas e canais de comunicação de marketing para criar uma experiência de valor consistente ao cliente, enfatizando a colaboração entre os diferentes aspectos da comunicação e da promoção. As principais características são:
1. A integração de ferramentas e canais: inclui coordenação de canais tradicionais (TV, rádio, mídia impressa e OOH) e digitais (redes sociais, e-mail marketing, SEO);
2. A consistência nas mensagens: todas as mensagens e interações com o cliente devem estar alinhadas e transmitem o mesmo posicionamento da marca; e
3. Foco na comunicação: o objetivo é otimizar os esforços de comunicação e publicidade para alcançar os resultados desejados.
Uma campanha publicitária que utiliza anúncios multicanais somados a ações promocionais em pontos de venda, todos comunicando a mesma mensagem central, certamente estará apoiada por uma estratégia de comunicação de marketing.
O Marketing Holístico é mais abrangente e engloba o Marketing Integrado. Ele parte do princípio de que o marketing deve considerar a interdependência entre todos os programas, processos e atividades da empresa, bem como suas interações com o ambiente externo. A abordagem holística integra não apenas ferramentas de comunicação, mas também todas as áreas da organização, para garantir que cada aspecto do negócio esteja alinhado com os objetivos de marketing, onde as principais características são:
1. Visão de toda a empresa: inclui áreas como operações, logística, vendas, finanças e recursos humanos, integrando-as na entrega de valor ao cliente;
2. Experiência do cliente em 360 graus: considera todos os pontos de contato do cliente com a marca;
3. Sustentabilidade e responsabilidade social: abrange preocupações mais amplas, como impacto ambiental, ética e compromisso social; e
4. Orientação ao cliente: prioriza a entrega de valor ao cliente de maneira contínua e consistente, alinhando todos os departamentos nesse objetivo.
Uma empresa fortemente posicionada, que desenvolve produtos sustentáveis, comunica esse diferencial em todas as interações com o público, ajusta processos de produção para reduzir o impacto ambiental e treina equipes de atendimento para reforçar esse posicionamento, certamente tem uma visão holística do processo empresarial como um todo.
Enquanto o Marketing Integrado está focado na integração de ferramentas e canais de comunicação, o Marketing Holístico abrange toda a organização, alinhando suas estratégias, processos e atividades com os objetivos de marketing e com a experiência do cliente conforme pode ser observado no quadro comparativo a seguir.
Aspecto | Marketing Integrado | Marketing Holístico |
Foco | Ferramentas e canais de comunicação. | Toda a empresa e sua interação com o mercado. |
Abrangência | Comunicação de marketing. | Estratégia corporativa e experiência global do cliente. |
Objetivo | Consistência e eficiência nas campanhas publicitárias. | Alinhamento total para criar valor ao cliente. |
Áreas envolvidas | Comunicação, publicidade e promoções. | Todas as áreas da empresa. |
Como anda o seu marketing?
Está limitado a campanhas de propaganda, ou você está aproveitando todo o potencial que uma estratégia integrada com visão holística pode oferecer?
Existe integração e controle das principais funções de marketing e destas com as demais áreas organizacionais?
Qual é o pensamento de marketing da alta administração e como ele é comunicado e implementado nos diversos níveis da empresa?
A empresa reconhece a importância de atender as necessidades e desejos dos mercados escolhidos?
Existe integração e controle das principais funções de marketing e destas com as demais áreas da organização?
Com que frequência são realizados estudos e pesquisas de mercado, de clientes, de influências de compras, intermediários e concorrentes?
Nós ajudamos empresas a crescer de forma sustentável, criando estratégias que conectam pessoas, processos e resultados, e descubra como podemos transformar o futuro do seu negócio.
Agende um diagnóstico estratégico. Ele é gratuito e pode oferecer subsídios valiosos a respeito do impacto que uma verdadeira estratégia de marketing pode trazer para a sua empresa.
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Reinaldo Martinazzo